Rotina de uma classe de alfabetização
Algumas orientações para organizar a rotina:
1. A leitura de textos literários feita por professor deve acontecer diariamente.
2. As situações de análise e reflexão sobre o sistema de escrita também devem ser diárias para os alunos que ainda não escrevem alfabeticamente.
3. A leitura pelo aluno deve ser frequente. Em várias situações as crianças poderão ter os textos em mãos e mobilizar estratégias de leitura, desenvolvendo comportamentos de leitor – mesmo que ainda não leiam convencionalmente. Músicas, poemas,quadrinhas e parlendas, entre outros textos, contribuem para que aqueles que já leem adquiram fluência, enquanto os demais analisam o sistema de escrita.
4. As situações de escrita ou reescrita de próprio punho e de produção oral com destino escrito – individual, coletiva ou em duplas – deverão acontecer nos contextos do projeto ou da sequencia de atividades. Você pode definir a frequência dentro da sua rotina – duas ou três vezes por semana para cada uma delas.
5. As atividades de comunicação oral podem estar inseridas nos projetos didáticos. Mas procure planejar, além disso, momentos de intercâmbio oral pautado por um assunto atual ou uma curiosidade científica. EXEMPLO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário