sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trabalhando com textos - retirado de EDUCAR É TUDO

Atividade formiguinha
 Achei bem interessante essa atividade retirada do livro Cem aulas sem doer.

Nem sempre se tem tempo ou recursos para buscar o texto ideal: muitas vezes temos de nos contentar com o material oferecido pelo livro didático que tanto pode ser ótimo quanto medíocre. Mais uma razão para diversificar na técnica, compensando com uma atividade lúdica e instigante aqueles textos sem grandes chances de figurar entre os concorrentes a prêmio Nobel de litera­tura ou jornalismo.
1. ldealmente esta atividade é para ser feita em duplas, mas em turmas maiores os grupos poderão ter até cinco participantes. Faça tantas cópias do texto quanto for o número de grupos e numere cada cópia de modo que tal numeração possa ser vista de longe.
2. Em aula, enquanto os alunos estiverem envolvidos em alguma ativida­de, saia da sala e cole as cópias do texto em lugares diferentes do corredor, mas aproximadamente à mesma distância da porta da sala.
3. Organize os grupos e dê números a eles. Explique que cada grupo preci­sará de um redator e uma "formiga" (ou mais de uma, no caso de grupos mai­ores). A função da formiga é sair da sala, procurar o texto correspondente ao número do grupo e, em várias idas e vindas, ir reconstruindo o texto na sala de aula com a ajuda do redator. É importante frisar que não é permitido anotar nada; a formiga lerá, de cada vez, apenas a quantidade de texto possível de ser memorizada antes de voltar à sala de aula e repeti-Ia ao grupo para que o reda­tor a anote. Poderá então voltar para continuar o trabalho ou, quando houver mais de uma formiga, estas deverão alternar-se na função de ir "buscar" o texto. e todo o grupo será responsável pela correção ortográfica, semântica e gramati­cal do texto escrito.
4. Quando o primeiro grupo terminar a tarefa de reproduzir todo o texto ou quando acabar o tempo estipulado para a realização da atividade, os textos de todos os grupos serão recolhidos para contagem dos pontos (que não precisa ser feita na hora). A fórmula número de palavras reconstruídas - número de erros = número de pontos é uma forma justa de se chegar ao resultado final.
       5. Depois da "entrega de prêmios", tanto os textos originais quanto os reconstituídos deverão ser devolvidos aos grupos. Na tentativa de revisar a contagem dos pontos, eles certamente lerão tudinho na maior atenção!

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Para variar a atividade eu sugiro que sejam escondidas as partes do texto e que cada um tenha que encontrar através de dicas, estilo caça ao tesouro. Assim, terão que raciocinar logicamente e solucionar o problema.

Outra atividade interessante que faço nos encontros de formação continuada é quebra cabeça de textos. Cada grupo recebe o seu e o que monta primeiro ganha um ponto. Depois cada grupo lê o texto que montou e todos são interpretados.

Entregar o texto em tiras propondo que cada grupo o ordene também é interessante, pois muitas vezes, alternando a ordem, um mesmo texto passa a ter um contexto completamente diferente.

Espero que gostem e utilizem as dicas.

Você transforma seus alunos em plateia de espectadores e recitadores ou em pensadores e formadores de opinião? Pense nisso.

Beijos! 

Travalínguas - Sonia Regina Ubeda (Retirado do Blog: Educando com o coração - Tia Paula)

O sapo Sabino sabia da sua saborosa sopa.
O Sapo Sapudo só sabia que o Sapo Sabino sabia.
O Sapo Sabino não sabia que o Sapo Sapudo sabia que ele sabia.
A saborosa sopa suculenta tinha até polenta!

O peito do pé de Pedro é preto.
É preto o peito do pé de Pedro.
Pedro tem o peito do pé, preto.
Quem tem o pé do peito preto, é Pedro!

O tempo perguntou pro tempo
Quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem.


A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.

O rato roeu a roupa do rei de Roma,
O rato roeu a roupa do rei da Rússia,
O rato roeu o rabo do rodovalho...
O rato roer roía. E a Rosa Rita Ramalho
Do rato a roer se ria!

O sapo no saco
Olha o sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.

Esta casa está ladrilhada,
Quem a desenladrilhará ?
O desenladrilhador.
O desenladrilhador que a desenladrilhar,
Bom desenladrilhador será! !


A rosa perguntou à rosa
Qual era a rosa mais rosa.
A rosa respondeu para a rosa
Que a rosa mais rosa era a rosa cor de rosa.
Aranha,
Ararinha,
Ariranha,
Aranhinha.



Quando digo”digo”
Digo “digo”,não digo “Diogo”
Quando digo “Diogo”
Digo “Diogo, não digo “digo”



Lanço o laço no salão
O lenço, lanço,
A lança, não,



O caju do Juca
E a jaca do Cajá
O jacá da Juju
E o caju do Cacá



Debaixo da pia tem um prato
Um pinto e um gato.
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.



Novela no vale
Novena na vila
Velho novelo
Leve novilha.



É crocogrilo? É cocodrilo?
É cocrodilo? É cocodilho?
É corcodilho? É crocrodilo?
É crocodilho? É corcrodilo?
É cocordilo? É Jacaré?
Será que ninguém acerta
O nome do crocodilo mané?

REVISÃO DE LP - adaptado de Viviane Bastos (PROFESSORES SOLIDÁRIOS)