sábado, 3 de maio de 2014

JOGO PERDAS E GANHOS - BLOG DA PROFESSORA BEL

Jogo perdas e ganhos






Com este jogo trabalhamos o cálculo mental de adição e de subtração através dos números positivos e negativos 
 O aluno recebe uma quantidade X de feijões e lança no tabuleiro. Depois faz a contagem dos pontos negativos e dos pontos positivos e registra o saldo final.
Ganha quem encerrar o jogo com maior número de pontos positivos.
Aqui outro jogo para trabalhar números positivos e negativos.



FORMA PALAVRAS - BLOG DA PROFESSORA BEL

Forma palavras

Para preparar o material usei: Cilindro de papelão ( que encontrei na lixeira de uma fabrica rsrs), tampas de Vanish, letras e figuras impressas e contact.
A criança vai girando as letras até formar a palavra de acordo com a imagem escolhida.









HORAS E MINUTOS

DO SENSACIONAL BLOG DA PROFESSORA BEL!


Trabalhando horas e minutos com o jogo dos cubos

 Julia e Vitória estavam com dificuldades para compreender as horas e os minutos, então usei o jogo "Cubos para trabalhar horas e minutos" e através do jogo elas foram compreendendo as horas, os minutos. Aproveitamos e trabalhamos também com o formato 12 horas e 24 horas.




  http://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com.br/2014_03_01_archive.html

RESTA UM


Feito com caixa de ovos e bolinhas de isopor. Um jogo simples mas que estimula e desenvolve  a capacidade de abstração, desenvolvendo a memória, atenção, concentração, noções de tempo, espaço e raciocínio lógico. 

http://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com.br/2014/04/resta-um-com-caixa-de-ovos.html#more

Jogo QUATRO EM LINHA

Quatro em linha com caixas de ovos

O quatro em Linha é um jogo simples, mas desafiador e as crianças adoram. Além de trabalhar a atenção, desenvolve  inteligência, habilidade e capacidade de observação.
objetivo do jogo é fazer uma linha de quatro peças seguidas na horizontal, vertical ou diagonal antes que o adversário o faça primeiro.
Material: 1 bandeja de ovos ( dessas de 36 ovos) e 36 tampinhas de refri de duas cores diferentes


http://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com.br/2014_04_01_archive.html

Jogo FECHE A CAIXA

Feche a caixa (duplo)

Gosto muito de trabalhar com este jogo, pois além de trabalhar adição ele é excelente para estimular o cálculo mental.Material: 
Usei uma caixa de papelão ( dessas para docinhos e salgadinhos); feltro, 9 bolinhas de isopor cortadas ao meio, duas varetinhas para dividir e 18 tampinhas de refrigerantes (de duas cores diferentes) e números de 1 a 9 para colar nas tampinhas. Optei por fazer o fecha a caixa duplo, para que duas crianças pudessem jogar juntas.
Como jogar: Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se" casas que somem o mesmo resultado dos dados. Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Segue-se assim até que fique impossível fechar-se mais casas.
Ao terminar a jogada, somam-se as casas abertas , quem fechar o maior número de casas, perdendo o mínimo de pontos, vence a jogada.
Clique aqui para jogar feche a caixa diretamente no seu computador.

A seguir, o aluno Daniel jogando fecha a caixa. Hoje foi o dia de sorte dele, por duas vezes conseguiu fechar todas as casas..rsrs
http://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com.br/2014_04_01_archive.html

Jogo CUBRA E DESCUBRA

Jogo cubra e descubra

Ideia compartilhada por Fabricia Helena Biaso Campos, uma colega maravilhosa que faz parte do grupo Sala Multifuncional-professora Bel. 
Este jogo é semelhante ao "fecha a caixa" pois além de trabalhar adição ele é excelente para estimular o cálculo mental. 

Para fazer o jogo usei uma base de compensado (dessas que vem com torta rs. Forrei com feltro vermelho. Coloquei duas barras marrons, uma em cada lateral onde vai os números. Para abrir/fechar os números, usei uma tira de feltro branca, cortada em 10 tirinhas. Optei por usar essa maneira para cobrir os números, mas você pode usar 22 tampinhas de refri ou retângulos de EVA.

Ah! você vai precisar também de 2 dados

Objetivo do jogo: Descobrir os números do tabuleiro, usando a soma dos
pontos nos dados.
Como jogar:


*Cobrir todos os numerais do tabuleiro;

* O primeiro jogador lança os dois dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. 
*O segundo jogador faz o mesmo. 
*O primeiro torna a jogar, e assim por diante;
* Quando as casas 7, 8, 9 e 10 forem descobertas, passa-se a jogar somente um dado. Segue-se assim até que fique impossível abrir mais casas.
Ao terminar a jogada, somam-se as casas fechadas (quem descobriu o maior número de casas, perdendo o mínimo de pontos, vence a jogada).
*Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.

A seguir, seis imagens mostrando o tabuleiro do jogo "cubra e descubra".
Na imagem aparece 1 dado, mas são necessários dois dados para realizar as jogadas.




http://atividadesdaprofessorabel.blogspot.com.br/2014/05/jogo-cubre-e-descubra.html