domingo, 9 de novembro de 2014

Grandezas e medidas - sugestão visualizada no blog da Raquiele

JOGO DE CARTAS ANIMAIS

Realizei na sala do 3° ano na aula de ciências, após trabalhar as características dos animais o jogo de cartas, parecido com o "super trunfo".


Organização da sala
- Duplas

Capacidade a serem trabalhadas
- Perceber características pertinentes a cada animal e espécie.

Material
-20 cartas
 Regras:
1 - Baralho dos animais.
2 - Embaralhe bem o baralho
3 - Em seguida, divida as cartas igualmente entre os jogadores. Cada um deverá formar um monte e coloca-lo na sua frente, com as cartas viradas para baixo
4 - Por sorteio (par ou ímpar) decidem-se quem será o primeiro a jogar.
5 - O jogador sorteado pega uma carta do seu monte, lê as informações sobre o animal e retira uma característica do baralhinho coletivo com a característica a ser considerada. Ganha a carta do outro daquele que tiver a característica do animal que se sobrepõe à do outro. Por exemplo: se ele pega a carta da baleia-azul, e for "peso" já ganhou, pois não há animal mais pesado do que ela.
6 - Em seguida, o outro jogador deverá mostrar a carta que pegou e comparar quem tem o número maior, de acordo com a informação sorteada. Quem tiver a carta com o maior número fica com a carta do outro jogador. Se houver empate, retira-se outra carta do baralho coletivo. Ganha o jogo quem fica com a maior quantidade de cartas.




Alunos do 3° ano jogando...

 Segue a seguir o jogo é só imprimir colar no papel cartão e recortar, o baralho é um para cada dupla.





Retirei o jogo e as regras do blog:
http://valdireneblucato.blogspot.com.br/2012/08/usando-o-mesmo-baralho-batalha-dos.html