sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trabalhando com textos - retirado de EDUCAR É TUDO

Atividade formiguinha
 Achei bem interessante essa atividade retirada do livro Cem aulas sem doer.

Nem sempre se tem tempo ou recursos para buscar o texto ideal: muitas vezes temos de nos contentar com o material oferecido pelo livro didático que tanto pode ser ótimo quanto medíocre. Mais uma razão para diversificar na técnica, compensando com uma atividade lúdica e instigante aqueles textos sem grandes chances de figurar entre os concorrentes a prêmio Nobel de litera­tura ou jornalismo.
1. ldealmente esta atividade é para ser feita em duplas, mas em turmas maiores os grupos poderão ter até cinco participantes. Faça tantas cópias do texto quanto for o número de grupos e numere cada cópia de modo que tal numeração possa ser vista de longe.
2. Em aula, enquanto os alunos estiverem envolvidos em alguma ativida­de, saia da sala e cole as cópias do texto em lugares diferentes do corredor, mas aproximadamente à mesma distância da porta da sala.
3. Organize os grupos e dê números a eles. Explique que cada grupo preci­sará de um redator e uma "formiga" (ou mais de uma, no caso de grupos mai­ores). A função da formiga é sair da sala, procurar o texto correspondente ao número do grupo e, em várias idas e vindas, ir reconstruindo o texto na sala de aula com a ajuda do redator. É importante frisar que não é permitido anotar nada; a formiga lerá, de cada vez, apenas a quantidade de texto possível de ser memorizada antes de voltar à sala de aula e repeti-Ia ao grupo para que o reda­tor a anote. Poderá então voltar para continuar o trabalho ou, quando houver mais de uma formiga, estas deverão alternar-se na função de ir "buscar" o texto. e todo o grupo será responsável pela correção ortográfica, semântica e gramati­cal do texto escrito.
4. Quando o primeiro grupo terminar a tarefa de reproduzir todo o texto ou quando acabar o tempo estipulado para a realização da atividade, os textos de todos os grupos serão recolhidos para contagem dos pontos (que não precisa ser feita na hora). A fórmula número de palavras reconstruídas - número de erros = número de pontos é uma forma justa de se chegar ao resultado final.
       5. Depois da "entrega de prêmios", tanto os textos originais quanto os reconstituídos deverão ser devolvidos aos grupos. Na tentativa de revisar a contagem dos pontos, eles certamente lerão tudinho na maior atenção!

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Para variar a atividade eu sugiro que sejam escondidas as partes do texto e que cada um tenha que encontrar através de dicas, estilo caça ao tesouro. Assim, terão que raciocinar logicamente e solucionar o problema.

Outra atividade interessante que faço nos encontros de formação continuada é quebra cabeça de textos. Cada grupo recebe o seu e o que monta primeiro ganha um ponto. Depois cada grupo lê o texto que montou e todos são interpretados.

Entregar o texto em tiras propondo que cada grupo o ordene também é interessante, pois muitas vezes, alternando a ordem, um mesmo texto passa a ter um contexto completamente diferente.

Espero que gostem e utilizem as dicas.

Você transforma seus alunos em plateia de espectadores e recitadores ou em pensadores e formadores de opinião? Pense nisso.

Beijos! 

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