domingo, 23 de fevereiro de 2014

Qual o número mais próximo?

Qual é o número mais próximo de...

Ilustração: Carlo Giovanni
Ilustração: Carlo Giovanni
Objetivo 
- Colocar em jogo o conhecimento do sistema de numeração para comparar números e "medir a distância entre eles".

Conteúdos 
- Distância entre números.
- Sentido numérico.
- Razoabilidade dos números e resultados.

Ano
3º.

Tempo estimado
Seis aulas.

Material necessário Duas ou três séries de cartões numerados de 0 a 9.

Desenvolvimento 
1ª etapa Primeiramente, divida a classe em grupos de três estudantes. Distribua três cartões para cada trio de alunos, mas não deixe que eles vejam os algarismos que estão escritos no papel. Escolha um número e o anote no quadro-negro e depois peça que os alunos virem os cartões e montem o número mais próximo.

2ª etapa Jogue duas ou três partidas, variando os números do quadro para que as crianças pensem em diferentes possibilidades de organizar os algarismos. Em alguns casos, é possível decidir qual é o número mais próximo por comparação global. Porém as situações mais interessantes serão as que pedem o cálculo da distância entre os números. A cada rodada, a turma precisa identificar: qual grupo chegou mais perto? Como cada um pensou? Todos formaram os números mais próximos possíveis?

3ª etapa 
Em certos momentos, as crianças usarão a sobrecontagem para medir as distâncias entre os números. Em outros, a subtração pode ser mais indicada. Peça que os grupos expliquem como chegaram à resposta e anote os procedimentos no quadro. Os alunos devem decidir qual é o mais eficaz.

Avaliação 
Após várias rodadas, proponha uma situação na qual você possa avaliar se todos os alunos estão utilizando os procedimentos discutidos, se são eficazes, se há alunos que ainda estão utilizando a sobrecontagem. Depois dessa avaliação, proponha outras solicitando que todos utilizem o mesmo procedimento, por exemplo, a subtração.

Fonte: Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas, organizado por Cecília Parra e Irma Saiz (Ed. Artmed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário